sábado, 4 de setembro de 2010

Maravilha no Mundo


Uma das maravilhas do mundo, o Taj Mahal, que fica na cidade de Agra, na Índia, é na verdade um monumento a um amor perdido. 

Conta a história que o imperador Shaj Jahan, apaixonado por uma de suas esposas, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (a joia do palácio), ficou desesperado quando ela morreu, aos 39 anos, em 1631, ao dar à luz seu 14º filho. 

Como uma derradeira homenagem, ele resolveu construir um palácio sobre o túmulo da amada para que todos se lembrassem dela. E  não poupou luxos na construção: mandou comprar os mármores mais finos, jade e cristal da China, turquesa do Tibet, lápis-lazúlis do Afeganistão, ágatas do Yemen, safiras do Ceilão, ametistas da Pérsia, corais da Arábia Saudita, quartzo dos Himalaias, âmbar do Oceano Índico. Cerca de 20 mil homens trabalharam na obra monumental durante quase 20 anos. 

O nome ''Taj'' é de origem Persa, que significa Coroa. ''Mahal'' é arábico e significa lugar. Mesmo após ser destronado, Shaj Jahan passava seus dias olhando o palácio. Quando morreu, foi enterrado junto ao túmulo de Mumtaz. 

Não por acaso milhares de pessoas viajam a Agra apenas para conhecer o famoso monumento. O palácio impressiona por sua beleza grandiosa. Na sala da câmara mortuária, rodeada por paredes de mármore incrustado com pedras preciosas, um som contínuo e melancólico evoca a tristeza que motivou a sua construção.


Fonte : www.contigo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.